O conceito relacionado ao marketing digital se traduz em ações de comunicação, vendas, branding ou de relacionamento que acontecem na internet ou em telefonia celular. Esse tipo de marketing, busca a venda de produtos e serviços no ambiente digital, através de canais eletrônicos como o google, facebook, e-mails, entre muitos outros.

As estratégias digitais tiveram origem no marketing tradicional mas ganharam adaptações nos últimos anos uma vez que devem ser executadas de formas diferentes.

Essas estratégias de marketing digital são extremamente poderosas e promovem um alcance sem precedentes. Graças ao alto potencial de segmentação e baixo custos, o marketing na era digital torna-se indispensável para qualquer planejamento estratégico e empresarial pelo fator de promover um maior retorno (ROI).

Em tempos mais recentes, a partir do final do século XX para ser mais preciso, o marketing começou a entrar na era digital. Aos poucos os orçamentos das empresas começaram a migrar dos outdoors, panfletos, rádio e televisão para a Internet e todos os recursos que ela oferece. Nesse momento surge o marketing digital, que também pode ser chamado de marketing on-line, eMarketing, entre outros.